Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Os melhores de 2004: MPB, Pop-rock e Popular

Por Marcos Paulo Bin
15/03/2004


MPB

Artista do Ano
Ana Carolina




Escolha unânime. Ótima cantora e instrumentista, carismática, polêmica, bem-humorada, Ana Carolina conseguiu emplacar três músicas em novelas globais de seu mais recente CD, Estampado (2003), que também gerou dois DVDs. Fez ótimos shows, sempre lotados, e não saiu dos holofotes da mídia. Merece.


Melhor CD
Vagabundo
Pedro Luis e a Parede & Nei Matogrosso



Um prêmio à criatividade e ao bom humor demonstrados por Nei Matogrosso e o grupo de Pedro Luis em seu primeiro disco juntos. A união da experiência de Nei com as idéias em ebulição de Pedro deu certo. Tiveram como principal concorrente Baiana da Gema, brilhante CD de Simone que mistura sambas e canções de Ivan Lins.


Melhor CD Ao Vivo
Música Preta Brasileira
Sandra de Sá



A disputa mais concorrida de MPB. Sandra de Sá merece o prêmio pela escolha do repertório – o CD traz seus principais sucessos, sem esquecer “aquela” música tão querida pelo público, o que quase sempre acontece – e pelos belos arranjos. Vale citar também Cantando Histórias, de Ivan Lins; MTV Ao Vivo, de Rita Lee; Para Caymmi, 90 Anos – Ao Vivo, de Nana, Danilo e Dori Caymmi; Roupacústico, do Roupa Nova; e o disco póstumo de Tom Jobim, gravado em 1981 em Minas Gerais.


Melhor CD de Regravações
Eu Me Transformo em Outras
Zélia Duncan



Outra escolha unânime. Zélia deixou o pop de lado para investir na releitura de antigos sambas, choros, valsas e canções. Escolha de repertório, produção e interpretação brilhantes. Pede uma continuação.

 
Melhor DVD
Roupacústico
Roupa Nova



Depois de alguns anos longe do grande público, o Roupa Nova – um dos maiores grupos vocais da História do Brasil – voltou com CD e DVD acústicos, marcando a estréia de seu selo. Belas canções com a competência de sempre. Teve o mérito de incluir faixas importantes que não estavam no CD, como Canção de Verão.


Melhor Música
Sexo, Amor, Traição
Luciana Mello



Uma escolha difícil, até mesmo pela definição um tanto subjetiva do que é MPB. Festa, de Simone, por exemplo, poderia estar aqui, mas como é um samba – embora seu disco não seja só de sambas – foi para aquela categoria. Luciana Mello lançou em 2004 seu 4° e melhor CD, e esta deliciosa música, tema do filme homônimo, representa bem o disco.


Melhor Show
Jorge Vercilo




O ano passado foi bastante farto no quesito shows: Ivan Lins, Irmãos Caymmi, Zélia Duncan, Sandra de Sá, Arthur Maia, Nei Matogrosso & Pedro Luis e a Parede poderiam muito bem ficar com este prêmio. Mas Vercilo tem uma habilidade que merece ser destacada: a escolha do repertório e a distribuição das músicas ao longo do show. Ele conjuga baladas e canções dançantes de forma que o público não perca o interesse pelo espetáculo em nenhum momento. É um craque.


Revelação
Valéria Sattamini




Valéria teve uma divulgação muito inferior à qualidade demonstrada em seu CD de estréia, Samba Blim, no qual faz um resgate do sambalanço, homenageando mestres como Ben Jor e Orlan Divo e apresentando boas composições autorais. Tem grande domínio vocal e bom gosto. Vai longe.



POP-ROCK

Artista do Ano
Pitty




De revelação de 2003 a estrela de 2004. A baiana Pitty mostrou que de sua terra não saem apenas bandas de axé. Ela dominou o cenário roqueiro brasileiro, vendeu 100 mil cópias de seu 1° CD, lançou DVD, teve música em novela. Muita coisa para uma artista praticamente estreante.


Melhor CD
Novo Mundo
Picassos Falsos



2004 foi um ano fraco de bons CDs inéditos de rock, o que não tira de forma alguma o mérito dos Picassos Falsos. Depois de 15 anos separados, Humberto Effe e cia. voltam com um CD fenomenal, retomando sua conhecida e pioneira mistura de rock com MPB, samba, forró e tudo mais que vier. O que os Hermanos fazem hoje, muito bem, começou com os Picassos Falsos.


Melhor CD Ao Vivo
Acústico MTV
Ira!



A mais difícil das escolhas. Além do Ira!, lançaram ótimos discos ao vivo em 2004 Nando Reis, Marcelo D2 e Engenheiros do Hawaii, todos com o selo de qualidade da MTV. Nasi, Edgar Scandurra, Gaspa e André Jung saem na frente pela proposta de mostrar canções menos conhecidas e pelos arranjos, simplesmente primorosos.


Melhor CD de Regravações
Radiola
Skank



Em 2004 o Skank ganhou sua primeira coletânea. O grupo pecou ao incluir apenas canções dos dois discos de estúdio mais recentes, porém acertou em cheio na regravação de Vamos Fugir, de Gilberto Gil, uma das novidades incluídas no CD. O disco traz também o mega-hit Vou Deixar, além de Balada do Amor Inabalável, Três Lados e outros petardos. Mais maduro, o Skank é o melhor grupo pop do país.


Melhor DVD
Admirável Vídeo Novo
Pitty



Em vez de simplesmente transpor um show para o vídeo, Pitty resolveu mostrar um pouco de sua vida e das músicas que curte em dois documentários. Uma boa idéia que deu certo.


Melhor Música
Por Onde Andei
Nando Reis



Tema do filme “Meu Tio Matou um Cara”, é uma das faixas inéditas do ótimo MTV Ao Vivo do ex-titã. Uma balada gostosa, com boa letra.


Melhor Show
Barão Vermelho




Depois de 5 anos parado, o Barão retornou com todo o gás, lançando novo disco. O tempo não fez qualquer mal ao quinteto carioca, que fez shows incendiários, onde tocavam poucas inéditas e muitos sucessos.


Revelação
Gram




2004 foi um ano de boas revelações no rock, vindas principalmente de gravadoras de menor porte. Foi o caso de nomes como Clarim Diário, Coyote, Vell Rangel, Sukhoi e os paulistas do Gram, que fazem um som semelhante ao do Los Hermanos: letras reflexivas e melodias com boa dose de melancolia. Tipo de música que faz falta no cenário roqueiro brasileiro.



POPULAR

Artista do Ano
Leonardo




Apesar da forte concorrência com Ivete Sangalo, Leonardo merece o prêmio por ter atingido a marca de 10 milhões de cópias vendidas em carreira solo e pelo estrondoso sucesso do CD Leonardo Canta Grandes Sucessos, de releituras do universo brega.


Melhor CD
O Amor É Mais
Fábio Jr.



Fábio Jr. faz música romântica como poucos, sem cair nas armadilhas do gênero. Depois de dois discos de releituras, voltou com nota 10 para o mundo das canções inéditas.


Melhor CD Ao Vivo
MTV Ao Vivo
Ivete Sangalo



Nessa categoria não teve para ninguém. O MTV Ao Vivo de Ivete Sangalo é ótimo, com os principais sucessos da carreira solo e alguns dos tempos de Banda Eva, mais a inédita Flor do Reggae. Ivete é um oásis no universo do axé.


Melhor CD de Regravações
Leonardo Canta Grandes Sucessos
Leonardo



Leonardo foi bastante feliz neste disco, resgatando canções que fizeram muito sucesso mas estavam meio esquecidas. Músicas bregas ganharam arranjos orquestrais de bom gosto. O disco fez muito sucesso, puxado pela regravação de Fantasias, de José Augusto.


Melhor DVD
Ao Vivo Convida
Teodoro & Sampaio



Teodoro & Sampaio são os melhores em conjugar as origens da música sertaneja com os novos rumos que ela tomou nos anos 90. Em uma das faixas do DVD, eles recebem Matogrosso, Sérgio Reis e a dupla Chico Rey & Paraná. Um bom disco.


Melhor Música
O Trem Tá Feio
Teodoro & Sampaio



O nome da música não retrata sua beleza. Tema da novela “Cabocla”, é uma legítima canção sertaneja, com interpretação magistral da dupla.


Melhor Show
Ivete Sangalo




Como diz o nome de um dos maiores hits de Ivete, seus shows são uma festa. A cantora baiana demonstra um pique invejável e conta com ótimos músicos em sua banda.


Revelação
Liah




Compositora de sucessos de Sandy & Junior, Wanessa Camargo e outros artistas populares, Liah resolveu mostrar a cara e lançar seu primeiro CD. Acertou ao apostar em canções novas.


Veja mais:


  Novidades no II Troféu U.M.
  Os Melhores de 2004: Samba, Gospel, Internacional e Prêmios Especiais


Matérias relacionadas:

  Artistas de todos os gêneros recebem o Troféu U.M.
  Os melhores de 2003 segundo o U.M.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções