Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Dupla regrava Chitãozinho & Xororó e Gonzaguinha

Divulgação
Bruno e Marrone não tiveram receio em gravar Grito de Alerta, um clássico da MPB. “Poderíamos ter em regravar Chitãozinho e Xororó”, diz Bruno, que gravou Meu Disfarce, sucesso da dupla de Campinas

Por Marcos Paulo Bin
20/11/2004

Normalmente, até por questões técnicas, quando um artista grava um disco ao vivo, primeiro sai a versão em CD, e pouco depois, em DVD. Às vezes o lançamento é simultâneo, mas é raro.

Com Bruno & Marrone, este ano, aconteceu o oposto. Em junho, a BMG lançou o DVD Bruno & Marrone Ao Vivo, gravado em maio no Olympia, em São Paulo. Quando se pensava que o disco só sairia em vídeo, em outubro chegou às lojas o CD.

“O projeto sempre foi lançar o DVD e o CD ao vivo”, conta Bruno. “Lançamos o DVD em junho e em outubro o CD. Foi uma estratégia da BMG para impulsionar as vendas de Natal. Tanto que, hoje, Bruno & Marrone Ao Vivo é o CD mais vendido e o DVD já atingiu a marca de 120 mil cópias.”

Como Bruno & Marrone já haviam lançado o CD/DVD Acústico Ao Vivo em 2001, eles preferiram focar o repertório de Ao Vivo em seus dois últimos CDs, Sonhos, Planos, Fantasias e Inevitável. Ambos foram responsáveis por uma boa coleção de sucessos, cantados em coro pelo público presente à gravação: Inevitável, Deixa, Trânsito Parado, Será, Ligação Urbana, Menina (Querida), Vai Dar Namoro e outros. Mas o principal hit da dupla, Dormi na Praça, acabou ficando ausente, pelo menos da versão em áudio.

Dormi na Praça aparece como bônus no DVD. Não entrou no CD porque já está no repertório de três de nossos discos: Bruno & Marrone Volume 1, Bruno & Marrone Acústico e Bruno & Marrone Acústico ao Vivo”, explica Bruno.

Com o intervalo de apenas três anos entre dois discos ao vivo, os dois tiveram de buscar diferenciais para o novo trabalho. Bruno acredita que foram bem-sucedidos nessa tarefa.

Acústico é uma versão mais compacta. Contamos com muitas regravações de outros artistas e abusamos de clássicos sertanejos e dos considerados bregas, como Boate Azul, Dama de Vermelho, entre tantos outros. Já o Ao Vivo foi gravado com orquestra; foram mais de 40 músicos no palco”, afirma.

“Somos sertanejos”

Quatro faixas inéditas nas vozes da dupla também fazem o diferencial. Duas delas são composições realmente novas: Te Amar Foi Ilusão, o primeiro single, e O Amor Está Aqui. Bruno fala das duas músicas entusiasmado.

Te Amar Foi Ilusão é de minha autoria com Luiz Cláudio, e conta a história dele, recentemente separado e ainda sofrendo a perda. A outra não tem uma história em especial, mas é positiva, e gostamos de canções nesse estilo. Ambas entraram no repertório na semana da gravação do DVD”, revela o cantor.

As outras duas canções são regravações. Meu Disfarce ficou famosa nas vozes de Chitãozinho & Xororó, e Grito de Alerta é um clássico composto por Gonzaguinha e imortalizado por Maria Bethânia. Bruno afirma que não teve receio por gravar uma música tão importante para a MPB.

“Poderíamos ter em regravar Chitãozinho e Xororó. Temos consciência da importância de Grito de Alerta na música brasileira, e por isso fizemos essa escolha. A partir do momento que fazemos uma escolha sabemos da responsabilidade e somos altamente seguros em tudo que fazemos”, afirma Bruno.

A declaração do cantor comprova o quanto a música sertaneja é importante na carreira dele e do amigo. Mas, pelo menos no CD/DVD Ao Vivo, o repertório gravado pelos dois, como é comum entre as duplas do gênero, está mais para música romântica do que propriamente sertaneja. Fica, então, a velha pergunta: será que Bruno & Marrone, hoje, podem ser considerados realmente uma dupla sertaneja? O próprio Bruno responde, convicto:

“Somos sertanejos e cantamos músicas românticas, também”.


Veja mais:


  Eles não dormem na praça
   Disco:  Bruno & Marrone Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Fenômeno de vendas, Bruno & Marrone renovam contrato com a BMG


Resenhas relacionadas:

  Meu Presente É Você
  Ao Vivo

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções