Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Mara ganha superprodução para seu primeiro DVD infantil

Reprodução
Mara Maravilha e a Turma da Marinha. Personagens aparecem no DVD interagindo com a cantora

Por Marcos Paulo Bin
12/10/2004

Mara Maravilha está há alguns anos afastada dos programas de TV infantis, onde se tornou conhecida do grande público, antes mesmo de se converter. Hoje, ela tem se dedicado mais à bem-sucedida carreira de cantora evangélica – seus dois últimos discos, Deus de Maravilhas e Feliz pra Valer, tiveram boa repercussão – e à apresentação do programa “Gospel Line”, na Rede Record.

Mas a “baianinha do bem”, como costuma de ser chamada, nunca esqueceu seu trabalho com as crianças. Agora ela lança seu terceiro disco infantil, Mara Maravilha para Os Pequeninos Volume 3 (Line Records), que vem nos formatos CD, DVD e VHS.

O disco é, na verdade, uma superprodução da gravadora. Nos estúdios da Rede Record, em São Paulo, foi montada a “Vila da Marinha”, onde Mara, cercada de crianças, bailarinos e dos personagens criados para o projeto – Marinha, Davizinho, Rebeca, Sarinha, Samuca, Leleco e o cachorro Bolinha, entre outros – canta, ensina e se diverte em meio a bonitos cenários, que incluem até computação gráfica. A produção das imagens foi da MP Films, e a direção, de Paulinho Lima, marido da cantora. A produção musical é de Pedro Braconnot, que também já trabalhou nos projetos infantis de Aline Barros e Cristina Mel.

“Confesso que fiquei surpresa pelo resultado final do projeto. As imagens ficaram lindíssimas, o cenário, maravilhoso, a Turma da Marinha ficou um amor e a escolha criteriosa do repertório colaborou decididamente pela qualidade de todo o projeto. Sucesso absoluto!”, diz Mara, no texto de divulgação do CD.

Disco é voltado para o entretenimento

O CD Mara Maravilha para Os Pequeninos Volume 3 é curto. São apenas 37 minutos de música divididos em 10 faixas, nas quais a preocupação maior não é evangelizar as crianças, mas sim entretê-las. Tanto que não há nenhuma canção realmente de adoração ou que tenha como tema central o evangelismo.

No entanto, Mara, de forma bastante sábia, conseguiu incluir o tema em quatro canções, quase sempre no final das letras. Em Cem Ovelhinhas, uma das duas baladas do disco, ela conta a história bíblica do pastor que, ao recolher seu rebanho, se deu conta da ausência de uma ovelha. A música termina com os versos “Se você também é / Uma ovelhinha perdida / Entrega ao bom pastor / A sua vida”.

Em Desenhar – mal comparando, uma espécie de Aquarela, de Toquinho, que fala da viagem que é criar fantasias com apenas lápis e papel – Pedro Braconnot, autor da música, lembra que Deus escreveu o nome das crianças no Livro da Vida. “Pra Jesus agora eu desenho um coração / Do tamanho do papel / Já não cabe tanta alegria numa folha / Meu nome Ele escreveu no céu!”, dizem os últimos versos.

Criação do Mundo, a outra balada, também conta uma passagem bíblica, a dos primeiros capítulos de Gênesis. Embora Mara (que compôs a música ao lado da mãe, Marileide Félix) apenas narre uma história, ela termina a canção estimulando as crianças a louvar a Deus por tudo o que Ele criou. “Vamos todos juntos agradecer a Deus / Por tudo que Ele criou / Vamos cantar, vamos louvar e exaltar ao nosso Senhor”, diz a letra.

Estações, que encerra o disco tratando das estações do ano, foge à regra das faixas anteriores. Não chega a ser uma canção evangelística ou com passagens bíblicas, mas cita o nome de Jesus logo no início: “Primavera, outono / Inverno, verão / De janeiro a dezembro / Com Jesus no coração”, diz a música.

O restante do CD é pura folia, no bom sentido. À exceção de Cem Ovelhinhas e Criação do Mundo, todas as músicas têm ritmos agitados, repletos de efeitos eletrônicos, que têm tudo para animar a criançada. As letras falam de temas diversos. O destaque é O Que Eu Vou Ser Quando Crescer, que fala de profissões. A música é uma versão para Datemi Un Martelo, famosa com Rita Pavone. Mas, na verdade, Rita também fez uma versão “roqueira” (o estilo é bem Jovem Guarda, e fez sucesso no Brasil no auge do movimento, nos anos 60) para If I Had A Hammer, de Pete Seeger (com Lee Hays), originalmente uma canção folk de protesto. Antes de Rita Pavone gravá-la, Trini Lopez já havia feito sucesso com a música.

O disco começa com Turma da Marinha, que apresenta os personagens criados pela cantora. Cajuzinho fala das guloseimas tão queridas pelos pequeninos. Tem Molinha no Meu Pé é uma ode à diversão, às brincadeiras lúdicas de antigamente, como massinhas, corda, pula-pula, amarelinha, meio esquecidas pelas crianças de hoje. Hino da Amizade, cujo título já diz tudo, tem uma introdução de funk. Já Brasil é uma passeio pelas belezas dos estados da nação.

O terceiro CD infantil de Mara é voltado para crianças bem pequenas, o que justifica o fato de não ter um caráter evangelístico mais forte, como os projetos infantis de outros artistas gospel. O que fica é uma grande mensagem positiva, de alegria, o que faz de Mara Maravilha para Os Pequeninos Volume 3 um ótimo presente para os pais darem a seus filhos. Afinal, como salienta a cantora no encarte do CD, “Disse Jesus: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele”.


Veja mais:


  “Medalhões” da música gospel aderem ao segmento infantil
   Disco:  Mara Maravilha para Os Pequeninos Volume 3
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Feliz pra Valer

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções