Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Clapton mergulha no universo do blues em shows e DVDs

www.ericclapton.com
Eric Clapton e as capas de seus mais recentes DVDs. A volta do Cream e os novos trabalhos mostram o cantor e guitarrista ainda mais mergulhado no blues

Por Marcos Paulo Bin
27/12/2004

A onda dos revivals parece mesmo ter tomado conta do rock internacional. Depois de The Doors e Queen, é a vez do Cream anunciar sua volta aos palcos. Mas a banda inglesa tem um diferencial importante em relação às demais: pelo menos sua principal estrela, o cantor e guitarrista Eric Clapton, está viva e comandando o retorno.

Clapton anunciou o reencontro com o baixista Jack Bruce e o baterista Ginger Baker em entrevista à rádio BBC 2. O trio fará shows no Royal Albert Hall, em Londres, em maio de 2005.

“Não existe baterista no mundo com a habilidade de Ginger Baker”, disse Clapton, em entrevista reproduzida no portal Terra.

O Cream é considerado o primeiro supergrupo da história do rock. O início foi em 1966, quando Clapton deixou os Yardbirds – onde tocaram também Jeff Beck e Jimmy Page, entre outros – e juntou-se a Bruce e Baker, músicos virtuoses ex-integrantes do John Mayall’s Bluesbrakers.

O sucesso rápido elevou os egos e o trio anunciou sua despedida exatamente num show no Royal Albert Hall, em novembro de 1968. Em três anos, Clapton, Bruce e Baker lançaram três álbum – Fresh Cream (66), Disraeli Gears (67) e Wheels of Fire (68). Destaque para o segundo, de onde saíram hits como Strange Brew, Sunshine of Your Love e Dance The Night Away. Wheels of Fire, LP duplo, trazia White Room – até hoje uma das melhores músicas do repertório de Eric Clapton – e Crossroads. Em 2003 saiu o CD BBC Sections, com gravações raras feitas ao vivo nos estúdios da BBC.

Festival beneficente vira disco

A volta do Cream – cuja proposta era fazer um blues mais pesado, e que acabou se tornando inspiração para as bandas de heavy metal dos anos 70 – é pertinente com a trajetória de Eric Clapton. O “deus da guitarra” é sinônimo de rock, mas o blues sempre esteve presente em sua vida. Ao sair dos Yardbirds, ele tocou com John Mayall, mestre do gênero na Inglaterra. Depois, montou o Cream, que teve como um de seus principais sucessos a música Crossroads, versão incendiária do trio para um clássico do mestre dos mestres do blues, Robert Johnson.

Em 1994, Clapton lançou From the Cradle, só de clássicos do blues. Em 2000, realizou o sonho de gravar ao lado do ídolo B.B. King, num disco intitulado Riding with The King. Em março deste ano, chegou às lojas Me And Mr. Johnson, no qual Sir Clapton relê 14 músicas de Robert Johnson.

No início de dezembro, o cantor e guitarrista lançou um set CD + DVD com performances ao vivo da turnê de seu último álbum, com o nome de Sessions for Robert J (Warner). Os discos foram gravados durante concertos em Londres, Los Angeles e Dallas, no mesmo local onde Johnson fez suas últimas gravações. Em seu site oficial, Eric Claton define o trabalho como “ao vivo, intimista e cru”.

O DVD traz 18 faixas, incluindo o clássico Sweet Home Chicago (que não estava em Me And Mr. Johnson) e um documentário onde Clapton fala da influência de Robert Johnson em sua obra. O CD vem com 11 faixas retiradas do DVD. O set ainda não chegou ao Brasil; a previsão é que isso aconteça em janeiro.

Clapton ainda pode ser visto e ouvido no DVD duplo Crossroads Guitar Festival, lançado em novembro no exterior e também inédito por aqui. Trata-se de um show gravado durante um festival em Dallas, com renda revertida para o Crossroads Center, entidade dirigida por Clapton e que presta assistência a dependentes químicos.

O disco reúne, em mais de quatro horas de apresentação, alguns dos maiores guitarristas do mundo, além do anfitrião: B.B. King, Buddy Guy, Eric Johnson, James Taylor, John Mayer, Robert Cray, Santana, ZZ Top e outros. Os extras incluem entrevistas com os artistas, documentário e galeria de fotos.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções