Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Uma gravadora ampliando mercados

Divulgação
Uma das fotos a que o público tem acesso, pelo computador, no CD MP3 Collection (capa no detalhe). Esta, da seção “Álbum de Família”, mostra várias fases da vida de Fernanda Brum

Por Marcos Paulo Bin
17/05/2005


O ano de 2005 é de inovações para a MK Publicitá, uma das principais gravadoras de música religiosa do país. Em abril, a companhia dirigida por Yvelise de Oliveira tornou-se a primeira gravadora cristã brasileira a se filiar à Gospel Music Association (GMA), organização americana que congrega os selos EMI Gospel, ForeFront, Sparrow Records, Hillsong, Word Records, Integrity e Vineyard.

Criada em 1964, a GMA promove o Dove Awards, maior premiação da música gospel mundial. Com a filiação, a MK Publicitá pretende ampliar sua atuação, buscando conquistar também o mercado internacional. A partir do próximo disco do cantor Kleber Lucas, Casa de Davi, Casa de Oração – que será lançado em junho – todos os títulos da gravadora levarão o selo da GMA.

No Brasil, a MK Publicitá também se mostra preocupada com as questões que envolvem o mercado fonográfico. Ela é uma das poucas gravadoras de seu segmento filiada à Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), entidade que reúne todas as multinacionais que atuam no país e as principais gravadoras nacionais.

A ABPD é responsável por certificar CDs e DVDs com discos de ouro, platina e diamante, além de representar os interesses das gravadoras em diversas questões, como no combate à pirataria. Fora do mercado secular, estão ao lado da MK, na Associação, apenas a evangélica Line Records e a católica Paulinas Comep.

Correndo riscos para crescer

No início de 2005, a MK Publicitá deu um dos maiores exemplos de ousadia já vistos no mercado fonográfico. Enquanto as multinacionais remam contra a maré, criando mil artifícios em vão para tentar impedir a troca de arquivos musicais pela internet, a MK percebeu que é impossível vencer a tecnologia e preferiu unir-se a ela. O CD MP3 Collection Fernanda Brum é o primeiro do país inteiramente no formato MP3, tipo de arquivo musical que é mais compacto e possui praticamente a mesma qualidade sonora do CDA, formato dos CDs comuns.

O MP3 Collection traz toda a discografia da cantora Fernanda Brum – seis discos de carreira e seis playbacks, com todas as músicas dos CDs originais. Ainda há cinco faixas bônus, sendo quatro ao vivo, retiradas dos projetos Canta Rio e Canta Brasil, e uma inédita de estúdio, Quem É Essa Mulher no Espelho (Alessandra de Oliveira e Emerson Pinheiro). São mais de 150 músicas, em mais de 10 horas de áudio.

O disco pode ser ouvido em qualquer aparelho de MP3 e de DVD, mas fica realmente interessante no computador. Nele, é possível ver e ouvir Fernanda Brum comentando cada CD e ainda cantando nos videoclipes. Há também galerias de fotos e letras cifradas.

A presidente da MK Publicitá, Yvelise de Oliveira, não acredita que os discos de MP3 possam estimular ainda mais a pirataria, por utilizarem um formato fácil de ser copiado.

“Temos que correr o risco se desejarmos crescer. E mais, confiar na idoneidade das pessoas e principalmente na fidelidade dos nossos consumidores. Mas também estamos buscando uma forma de levar nossos produtos por um preço mais competitivo”, diz Yvelise, lembrando que nem a pirataria dos CDs “comuns” tem atrapalhado tanto o crescimento da gravadora. “A conquista de sete discos de ouro e um de platina em 2004 mostra que mesmo a pirataria não consegue deter nossa caminhada”.

Para o restante de 2005, além de produzir novos CDs de MP3 com a obra de outros artistas, Yvelise de Oliveira planeja investir mais a fundo nos DVDs, cujas vendas cresceram significativamente no ano passado.

“O aumento do consumo de DVDs em 2004 nos faz crer que a nossa música nada fica a dever ao chamado segmento secular”, afirma.



Matérias relacionadas:

  MK apresenta seus novos contratados na coletânea Amo Você Volume 10

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções